Tuesday, September 27, 2005

TV digital chega às principais cidades em julho de 2006, diz ministro

27/09/2005 - 17h00

TV digital chega às principais cidades em julho de 2006, diz ministro

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

As primeiras transmissões da TV Digital deverão ser feitas nas principais capitais do país a partir de julho, segundo informou hoje o ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante audiência pública na Comissão de Educação do Senado.

Costa disse aos senadores que será possível assistir à Copa do Mundo em TV Digital em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e algumas outras capitais.

O mote do campeonato mundial de futebol já havia sido utilizado pelo primeiro ministro das Comunicações do governo Lula, o atual deputado Miro Teixeira, como um possível incentivo para a venda dos decodificadores que serão necessários para a recepção do sinal digital nas TVs atuais.

Entretanto, desde janeiro de 2003, quando Teixeira falou sobre o assunto, o governo decidiu pesquisar a possibilidade de desenvolver um Sistema Brasileiro de TV Digital, o que acabou adiando a escolha brasileira.

Hélio Costa o estima que a conversão completa do sistema analógico atual para o digital deverá levar entre cinco e dez anos, de forma gradual. Depois de levar o sistema a todas as capitais, deverão ser priorizadas as cidades com mais de 500 mil habitantes, até chegar a todo o país.

Ele destacou que a digitalização das transmissões de TV vai permitir a multiplicação do atual número de canais de TV, possibilitando programações diferenciadas em determinados horários do dia, mas reservando um horário considerado nobre para as transmissões em alta definição, que ocupam um número maior de canais.

As instituições de pesquisa contratadas pelo governo têm até o dia 10 de dezembro para apresentarem uma análise do ponto de vista tecnológico e industrial sobre a viabilidade do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Apesar dos estudos feitos por diversas universidades, o ministro já deixou claro que o país deverá escolher um padrão entre os existentes (americano, japonês e europeu), com adaptações para as características e interesses brasileiros.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home